Empréstimo com Antecipação do 13º? Embora o décimo terceiro salário seja pago no final do ano, nem sempre é necessário esperar até essa data para utilizá-lo. Além da possibilidade de antecipação do décimo terceiro diretamente pela empresa, algumas instituições financeiras oferecem a opção de adiantar esse valor por meio de empréstimos.
Essa alternativa pode ser útil para quem precisa do dinheiro antes do previsto, seja para realizar compras, quitar dívidas ou atender a uma emergência financeira.
O que é o décimo terceiro salário?
O décimo terceiro salário é um benefício obrigatório para trabalhadores brasileiros com carteira assinada e para aposentados e pensionistas do INSS.
Ele foi instituído em 1962 com o objetivo de oferecer um alívio financeiro nessa época do ano, que costuma ter um número maior de gastos.
O seu cálculo é baseado na divisão do salário bruto mensal pelos doze meses do ano, multiplicando o resultado pelos meses trabalhados. Ou seja, para quem trabalhou o ano todo, o valor é equivalente a um salário cheio.
Esse benefício pode ser pago de duas formas. É mais comum que seja dividido em até duas parcelas: a primeira deve ser depositada até 30 de novembro, enquanto a segunda precisa cair na conta até 20 de dezembro. Ou pode ser pago em parcela única, até o dia 30 de novembro.
Como acontece a antecipação do décimo terceiro?
Existem algumas formas de antecipar o décimo terceiro, caso seja desejo do empregado.
O valor pode ser antecipado diretamente pela empresa. Nesse caso, é preciso solicitá-lo junto ao pedido de férias, até janeiro do respectivo ano – e é possível adiantar até 40% do décimo terceiro.
Mas esse valor também pode ser antecipado na modalidade de empréstimo. Algumas instituições como o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander possuem essa opção na sua carteira de créditos disponíveis para seus clientes.
Nesse modelo, o banco antecipa ao cliente o valor que ele tem direito de receber no fim do ano. Quando chega o momento de receber esse valor, a instituição financeira faz o débito automático na conta do solicitante.
Diferente do valor disponibilizado pelas empresas no adiantamento (que deve ser solicitado com as férias), a porcentagem da antecipação varia entre as instituições. Algumas chegam a liberar o valor integral.
Vantagens e desvantagens da antecipação do décimo terceiro salário
Em relação a outras modalidades de empréstimo, esse tipo costuma ter condições especiais, como taxas de juros mais baixas.
Isso porque o risco de inadimplência é menor, já que o banco consegue ter uma certa garantia de que o cliente receberá o valor do décimo terceiro. Por isso, também costuma ser um empréstimo de fácil aprovação.
Também é um tipo de empréstimo mais fácil de ser aprovado para negativados, justamente por essa questão da garantia.
Outra vantagem é que o recebimento do dinheiro nessa modalidade geralmente é feito de forma rápida. Em alguns casos, o repasse é feito no mesmo dia em que o cliente solicitou o crédito.
Por outro lado, é preciso considerar alguns pontos antes de fazer essa antecipação. Um deles são os juros que, embora mais baixos que em outras modalidades de crédito, continuam existindo. Então, gera um custo adicional sobre o valor que você receberá no fim do ano e que deverá usar para pagar o empréstimo.
Vale ressaltar também que o trabalhador deve ter em mente que ele não poderá contar com esse valor no fim do ano, que é uma época em que há gastos extras, como confraternizações, presentes e até mesmo impostos como o IPVA e o IPTU.
Existe também a possibilidade de a pessoa ser demitida antes do momento de quitar a antecipação do décimo terceiro salário. A dívida continuará existindo de acordo com o que foi contratado e precisará ser paga no período combinado.
Vale a pena antecipar o décimo terceiro salário?
Todo empréstimo, mesmo nas melhores condições, é um custo para o contratante. Dessa maneira, é preciso pensar bem na necessidade de realizá-lo e se há condições de arcar com esse compromisso até que ele seja quitado.
Sendo assim, o recomendável é fazer uma análise sólida das condições financeiras antes de contratar qualquer empréstimo. Se for possível, vale analisar diferentes instituições, a fim de comparar as taxas aplicadas àquele valor.
A decisão entre receber o valor integral ou antecipá-lo com incidência de juros depende da sua necessidade.
Se puder esperar, o mais indicado é aguardar o pagamento pela empresa e usá-lo na data prevista, evitando custos adicionais. Mas se for uma urgência, essa é uma boa alternativa para sair do aperto com menos risco de endividamento.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos TechFinanceiro podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.